MANUTENÇÃO PREVENTIVA

ANÁLISES TERMOGRÁFICAS FEITAS PELA SNC

A manutenção preventiva e/ou curativa, tem como ferramenta essencial a termografia. A SNC possui equipamento termográfico necessário, para apoio á assistencia técnica Fagor Automation.

A termografia, é um método não invasivo que permite a aquisição de valores de temperatura, através da emissão de raios infravermelhos; com a gráfica obtida (variação de cores em função da temperatura) conseguimos “ver” o interior de Pessoas (Ex: Tumores), Estruturas (Ex: Análise de problemas não visíveis em Pontes, Edifícios, etc…) e também na Industria (Ex: Analisar os rolamentos de um motor). Esta análise, é feita através da utilização de uma Câmara Termográfica.


APLICAÇÃO INDUSTRIAL NO GERAL

A termografia como método preventivo na Indústria, permite:

  • - Detectar maus apertos ou corrosões nos contactos eléctricos
  • - Efeitos de Sobretensões e/ou Sobreintensidades
  • - Inspeccionar rolamentos, fusos, etc…
  • - Detetar problemas em motores elétricos, servo-motores, etc…
  • - Analisar sistemas a Vapor, entre outros.
  • APLICAÇÃO NA MÁQUINA-FERRAMENTA

    Uma máquina-ferramenta, é um conjunto de sistemas mecânicos, elétricos e eletrónicos sujeitos a uma utilização intensiva, por vezes 24h/dia, cujos sistemas devem manter a fiabilidade e precisão ao longo do tempo e em todos os trabalhos por ela executados. Para garantir estas características e a sua máxima disponibilidade e rentabilidade deve existir uma correta manutenção. Com a análise termográfica, é possível prever que um determinado componente da máquina poderá estar a chegar ao seu fim de vida e programar uma intervenção preventiva, minimizando as paragens imprevistas, diminuindo os custos e falhas nos prazos de entrega dos trabalhos. A análise termográfica pode ser aplicada em vários campos numa máquina-ferramenta, sendo uma peça fundamental para a implementação de um modelo de manutenção preventiva:

    Área mecânica

    Análise qualitativa de rolamentos e fusos de esferas – é possível prever com aproximadamente dois meses de antecedência problemas graves em rolamentos. Análise de correias. Análise de válvulas e outros sistemas mecânicos sujeitos a movimentos e fricção. Prever e medir dilatação de árvores. Verificar o correto funcionamento de ”chillers”, sistemas de ar condicionado ou outros sistemas de refrigeração.

    Área eléctrica/electrónica

    Análise de quadros elétricos – deteção de maus contactos, cablagem desapertada, relés defeituosos, ventiladores defeituosos. Deteção de problemas relacionados com sobrecargas e qualidade de energia. Deteção de problemas elétricos e eletronicos em motores elétricos. Todas as medições são efetuadas sem contacto e com toda a segurança enquanto a máquina realiza trabalho. Em algumas máquinas é necessário abrir forras da máquina, para ter um contacto visual com os fusos e rolamentos. Os resultados das medições, são guardados em relatórios para acompanhar a evolução dos equipamentos ao longo do tempo e prever com mais precisão os possíveis problemas. Além destas vantagens, a termografia também serve como complemento a outras ferramentas de diagnóstico, como por exemplo, comprovar que uma determinada intervenção mecânica melhorou o sistema e que ficou realmente bem efetuado. Evita ter de voltar a intervir na máquina uma ou duas semanas depois.

    Imagem 1 - Termografia a um motor de indução

    No motor da Imagem 1 verifica-se que o motor está mais quente no topo onde se encontra acoplada a sua carga. Esta imagem é típica de um rolamento que está a chegar ao fim da sua vida útil.

    Imagem 2 - Termografia a um sistema de fuso de esferas

    Na Imagem 2, visualiza-se um fuso de esferas que não tem um aquecimento uniforme. Será indicador que o rolamento de apoio do fuso poderá estar em fim de vida.

    Imagem 3 - Armário eléctrico, relés de saídas digitais

    Nesta termografia (Imagem 3) a um conjunto de relés, verifica-se que um deles está mais quente, o que é indicador de problemas e deverá ser substituído antes de ocorrerem problemas intermitentes, de difícil diagnóstico.

    Imagem 4 - Termografia a conjunto de electroválvulas

    A Imagem 4 é o resultado de uma termografia a um conjunto de electroválvulas. Verifica-se que uma das electroválvulas poderá estar com problemas eléctricos, uma vez que a temperatura que apresenta é anómala para o tipo de trabalho que executa.

    Em complemento a esta informação, a SNC responsabiliza-se pela reparação de Servo-motores (multi-marca) e apoio na reparação de outros problemas mecânicos e/ou eléctricos/electrónicos, não se limitando ao diagnostico.


    Para mais informações/pedidos de orçamento, clique aqui.